30 outubro 2008

Espantar-me na rua (1)

A partir de hoje tereis aqui uma secção permanente com o título em epígrafe. Segui-me, voltarei um pouco aos tempos em que, jovem repórter, me espantava lá onde todos tinham esgotado o espanto.
1. Avenida Julius Nyerere, 21:10. Com um longo e alto muro em construção, o espaço da presidência da República na cidade de Maputo parece ainda maior. Um espaço enorme, vincadamente dominador, agora panóptico. E ao passar por ele hoje, longo, iluminado, brilhante, impositivo, lembrei-me de, em 1974, ter visto em Dar es Salaam, capital da Tanzania, a casa, a presidência do mwalimu Julius Nyerere: edifício pequeno, branco, sóbrio.
2. As crianças de rua nas avenidas Julius Nyerere e 24 de Julho. Patrão dá mil!
3. Um jovem dos seus 17/18 anos passa dias no cruzamento das avenidas Julius Nyerere e Eduardo Mondlane com uma criança às costas, amarrada numa capulana, pedindo esmola. Regra geral, junto dele está um outro jovem com a mão direita aleijada, pedindo esmola também.
4. Sinal vermelho na Mao Tse-Tung, viatura estacionada, uma jovem de minissaia, lábios de rouge em excesso, seios generosos. Boa noite meu. Vai? Serviço completo, tá ver ali?

9 comentários:

Anónimo disse...

nao. omm é marraku!

Carlos Serra disse...

marraku....bem...

Anónimo disse...

Podemos ter a tradução?

Lisa disse...

Seria bem vinda..
Lisa

Nyabetse, Tatinguwaku disse...

Tanto quanto eu sei, marraku são nádegas.

micas disse...

Obrigada pela tradução Melita.Rsrsrsrrs. Ai, este Professor vai continuar sempre o mesmo....rsrsrrsrsr

umBhalane disse...

Não liga muito bem a analogia!

Não.

Carlos Serra disse...

Acontece que excepcionalmente ainda estou online e achei que o umbhalane tem razão. Por isso ret5irei a analogia. Obrigado.

Anónimo disse...

e os com tb jà nao colam dpois desta censura e do refulado